segunda-feira, 27 de maio de 2013

   Dessa vez continuamos tirando de nossa Mala do Folclore o trabalho musicado no cd Fonte Nova, trazendo com ele, entre outros ritmos, o do Caiapó.


   Caiapó

O Caiapó ou Tatuía é uma dança indígena, sabe-se que os Tupys eram muito dados a música e a dança.Os Tupinambás e os Tamoios cultivavam as cantigas, improvisos e danças. Haviam as flautas sagradas que eram disputadas entre os sexos.
Gabriel Soares em seus estudos  sobre o Brasil Colônia descreveu: "Entre este gentio os músicos são muito estimados e por onde quer que vão são bem agasalhados, muitos atravessaram já o sertão por entre seus contrários sem lhes fazer mal."
Várias lendas falam sobre o Canto, os Instrumentos e as Danças. O Uakati - a flauta que tem o som do vento e a Pixiuba tocada quando amadurecem os frutos do Ingá.



arquivo pessoal


Nesse trabalho intitulado Lua Cheia o som da Diáspora...

         Samba de Maculêlê 
Makua [luta] Lêlê [pau roliço]. Maculêlê foi trazido pelos escravos Malês [povo Malí].Sendo que na África é uma luta e no Brasil uma dança que a princípio foi proibida. Batucadas nos Cacetes e depois com um tacho de couro veio o ritmo, dançando nas senzalas dos engenhos da Colônia Portuguêsa, único local permitido para essa expressão. Entre os Maculêlês mais famosos estão Ti-Ajou e João Obá que seguiram sua herança Malê e levaram a arte  das senzalas para a rua nos Carnavais.





A religiosidade Lusa é apresentado no cd Vila Velha com destaque para a Canção Ladainha.


Canção Ladainha

Canção - Ladainha são tiradas  (declamadas), ou cantadas durante os terços, novenas, trios, etc. ... Sua popularidade está baseada em poderes místicos. Sua impregnação religiosa é vasta e antiga, são feitas por ocasião de calamidades. Abalando as almas pela inflexão sonora e patética. O dinamismo da sugestão monótona, acabrunhadora e melancólica reduzindo o auditório a um estado apático e doloroso de quietismo, resignação e arrependimento contrito. Falava em seu dicionário de folclore o Senhor Câmara Cascudo.


arquivo pessoal




Na próxima passagem da Mala Folclórica por esta estação, apresentaremos mais três Tomos da nossa Obra Musical. Até breve!.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário