quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Rancheira na Mala do Folclore!

Boa tarde amigos! Estamos chegando mais uma vez para falar de nosso cd  Minha Terra, com a música
 " Boiadeiro" que trata do ritmo Rancheira, sendo esta um estilo musical brasileiro, originado no meio rural.
Ritmo Cantado pelos boiadeiros e peões do Sul ao Norte do País, homenageamos algumas cidades, donde haviam invernadas e as boiadas paravam, para se reabastecer. Especificamente algumas cidades do Sertão do Brasil.   


arquivo pessoal
                                                   

sexta-feira, 21 de junho de 2013


Cd Minha Terra 

Ao Canto: Ana Maria
Ao Canto e Violão: Matias Moreno
Autor e Compositor: Matias Moreno
Contrabaixo: Mark Aygadoux
Violão Solo, Teclados e Percussão: Bernard Aygadoux
Violino: Martim do Violino
Bateria: Marcio Caxeta
Gaita: John Phrall
Faixas 6 e 12
Bateria: Edinho
Baixo/ Teclado: Ronaldo
Violão: Flávio
Sax Tenor e Soprano: Mario
   
Ilustração: Caribé
Capa: Isabella Muniz
Gustavo Moch
Foto: Dominique
Stúdio: Country / Dimensão 5
Arte Gráfica: Mateus Costa 






Arquivo pessoal.







Com a origem do povo brasileiro, exatamente na chegada do povo Luso e sem ordem cronológica as canções do cd Minha Terra trata primeiramente do ritmo Aboio com a música Vaquejada que vem do canto entoado pelos vaqueiros quando conduzem o gado. Alguns estudiosos, como o Câmara Cascudo, atribuem sua origem nos cantos Melopaicos da Africa Mulçumânica da Costa do Marfim, outros afirmam vindo das Nênias Indígenas. A Melopéia Arritimica faz esquecer a dureza da jornada dos bois ao Matadouro. (...) Certamente provinda das Toadilhas Minhotas de Aboiar com Melodias Arcaicas, possivelmente Gregas. 
Camara Cascudo achou sua exatidão no Ritmo Livre e Quironômico do Canto Gregoriano, para ele é também um passatempo nas léguas do Sertão adusto. Aboio é coisa séria , velhíssima, respeitada.(...) aboia-se na porteira no Mourão, para o gado solto e na vaquejada.   


Arquivo pessoal.








segunda-feira, 17 de junho de 2013




Do Palco:

Iluminação
Três microfones.
Três pedestais.
Retornos para Violão

Do Embarque:

Translado e Hospedagem para três componentes partindo de Sapeaçu / Bahia - Brasil

Do Autografo dos Cd’s:

Ao termino do Espetáculo. Os Cantores estarão autografando os onze cd’s que fazem parte do Roteiro. E uma “Brasiliana Musical” em MP3. Contendo todos os Compêndios Musicais do Duo Nativo.

Dos Integrantes:

O DUO NATIVO trabalha com músicos convidados, e de acordo com o espetáculo a ser apresentado. O Espetáculo de "Ritmos Nativos" do Brasil Colonial e Imperial, dentro da Cosmovisão  Luso-Afro-Ameríndia, que tem como “ponto alto” a exaltação das Danças, Bailados, Folguedos e Ritmias. 
Com os Solistas Ana Maria: (Canto e Ritmo) e Matias Moreno: (Canto e Violão) sempre  sendo convidados os colaboradores da Música Folclórica Brasileira . Em estúdio o próximo Cd “Lagoa da Onça”.


Do Cachet:

(A Combinar):


Do Contacto:

Ana Maria & Matias Moreno
Tel: (75) 8137-0924 e (75)8809-1456


Amigos! pegamos a estrada definitivamente e vamos apresentar no próximo Post o que carregamos na "Mala do Folclore", nossa bagagem... . Abordaremos sobre o primeiro cd "Minha Terra" relatando seus ritmos, nos aguardem. 



.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

NOSSO ROTEIRO


Do Roteiro do Espetáculo:

1- O Vapor – (Samba-Bahiano)
2- Maculêlê – (Samba de Maculêlê)
3- Bate-Pé – (Bate- Pé)
4- Roda de Samba – (Batuque-Canção)
5- Cocobocó – (Toré)
6- Estrada da Boiada – (Xote)
7- Namoro no Mato – (Miudinho)
8- Debaixo da Palmeira – (Lundu)
9- O Forte do Mar – (Batuque)
10- Rua da Festa – (Cucumbi)
11- A Ilha – (Samba-Jongo)
12- A Gongada – (Gongada)
13- O Sol Raiou – (Partido Alto)
14- Minha Terra – (Jongo)
15- Batuqueiro – (Samba-Caboclo)


Do Duo Nativo:

Ana Maria & Matias Moreno são dois profissionais com formação musical. Ana Maria na Escola de Musica Villa Lobos (Rio de Janeiro), e Matias Moreno nos Seminários Livres de Musica (Bahia), sendo que,  ambos atuavam na Musica Erudita, Popular e Folclórica. Em 1978 reuniram vossos talentos com a criação do Grupo Musical Folclórico “A Tribo”(Rio de Janeiro), após concluir a temporada o Duo monta o Musical “Minha Terra (Ritmos Brasileiros)" (São Paulo), desde então divulgando, pesquisando, gravando e preservando as "singularidades" das Autoctonias Ecológicas que contem nas Tradições Brasílicas, que o povo ama, procura conservar... . E as defendem no Brasil e no Mundo.


sábado, 8 de junho de 2013

   
Bom dia amigos do Folclore no Brasil e no Mundo, continuamos nossa caminhada com a "Mala do Folclore", desta vez preparando nossa bagagem e vos aguardando para pegar a estrada. Nesta passagem em nosso blog estamos nos apresentando e contando um pouco do que trazemos e para onde vamos. Agora que apresentamos os nossos cd's falaremos um pouco da nossa Audição e de nossa apresentação






ANA MARIA & MATIAS MORENO
                                                     ( Musica Folclórica Brasileira )
   


Da Proposta do Espetáculo:

O Espetáculo de “Música Folclórica Brasileira” tem como finalidade levar ao publico em geral um retrato falado e cantado do nosso Cancioneiro, através das “Folias e Ritmias” primitivas que se identificam com a Cultura Popular do nosso pais. Será interpretado pela Cantora e Ritimista Ana Maria e o Autor Compositor Violonista e Cantor da Obra Matias Moreno. 

O Roteiro resume-se em um apanhado de aplaudidas e festejadas “Canções” da “Brasiliana Musical” composta por 11 Cd’s do Duo. Que irá mostrar a todas as idades, a juventude, o humor e, sobretudo a elegância sonora dos “Bailados Nativos”.


O Musical será intercalado por notas explicativas a respeito de cada “Folguedo” desse mapeamento Etno- Sócio- Ecológico do nosso querido Folclore Musicado.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Aqui de volta com a " Mala do Folclore" apresentamos no cd Boa Viagem o sentimento indianista entre outras ritmias.



Toré

É uma manifestação Sociocultural comum a vários grupos indígenas das regiões Norte e Nordeste do Brasil (Regina Coeli Vieira Machado).

arquivo particular



Brasiliana


São ritmos bárbaros do Brasil Colonial e Imperial, dentro da cosmovisão Luso-Afro-Ameríndio que tem como ponto alto a exaltação das danças, bailados, folguedos e ritmos.



arquivo particular


Está aí amigos o nosso Tratado, que nos apresenta para discorremos futuramente em cada post, sobre cada uma dessas obras e batermos um papo descontraído e alegremente, sobre nossa querida música brasileira, ao longo de nossa história.