segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Proximidades de Maré Alta



Nosso trabalho se expande, em profunda harmonia com a música do Brasil. Estamos nos preparando para a chegada do Maré Alta, Ritmos, Folias e Folguedos em parceria com toda a simplicidade e alegria do Povo Brasileiro. Aqui estamos nos despedindo do Porto Bate Pé e que generosamente nos deixa os ritmos Toada, Canção-Ijexá Baião ou Baiano.

Arquivo Particular





 Toada – (...) ”Musicalmente as Toadas apresentam características muito variadas; todavia as Toadas do Centro e Sul se irmanam pela melódica simples, quase sempre em movimento conjunto, por um ar muito igual de melancolia dolente, que corre por quase todas elas e pelo processo comum de entonação a duas vozes em terça.”
(Oneyda Alvarenga, MUSICA POPULAR BRASILEIRA, pags. 275-276.)



Entre todas as simplicidades que regem a nossa vida, a natureza mais primitiva, nos fornece inspiração e sopra - nos lembranças melódicas que culminam em nossos ritmos...


Arquivo Particular
Foto by Ana Maria




Canção – Ijexá
Ijexá é uma nação africana formada pelos escravos vindos de Ilesa na Nigéria, concentrada nas religiões Batuque e Candomblé. Tendo sua base em orumila-ifá, e seus métodos adivinhatorios dos odú
 O Ijexá resiste atualmente como ritmo musical presente nos Afoxés.
O Ijexá, dentro do Candomblé é essencialmente um ritmo que se toca para Orixás, Oxum , Osain, Ogum, Logum-edé, Exu, Oba, Oyá-Yansan e Oxalá.
Ritmo suave mas de batida e cadência marcadas de grande beleza, no som e na dança. O Ijexá é tocado exclusivamente com as mãos, os aquidavis ou baquetas não são usados nesse toque, sempre acompanhado do Gã (agogô) para marcar o compasso. O Afoxé Filhos de Gandhi da Bahia, é talvez o mais tenaz dos grupos culturais brasileiros na preservação desse ritmo.
O Afoxé Filhos de Gandhi basicamente só toca Ijexá e assim ele se mantém vivo. Herança de África, viva aqui na Latinamérica
(Fonte, WIKIPÉDIA).
                                                                                   

 Baião ou Baiano – “Dança sapateada, em que os personagens davam castanholas do começo ao fim. Estes eram convidados da seguinte maneira: sentados ou em pé, esperavam que o tocador se aproximasse, requebrando-se, e lhes fizesse uma cortesia, que constava de um comprimento aberto, no qual a viola continuava a tocar. O primeiro contemplado, após tocador sentar-se, saía pelo salão, dando castanholas, e assim, sucessivamente, vinham dançar muitos dos presentes”.
(Aluísio Alves, ANGICOS, pags.331, Rio de Janeiro-1940).      

Sempre agradecidos estamos descortinando nossas imagens Coloniais e Imperiais, como garimpeiros em terras virgens. Recolhemos cada preciosidade e lapidamos através de nossas canções. Daqui amigos, partimos para o Porto Maré Alta e como sempre vos convidando a fazer parte dessa viagem.
    Visitem nossa loja: http://a-quitanda-do-folclore.webnode.com/.
                      



Nenhum comentário:

Postar um comentário