terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ritmos e Folias no Porto Maré Alta



Arquivo Particular



De todas as nossas paragens pelo território da Música Folclórica Brasileira o Porto Maré Alta trouxe-nos gratas surpresas. A singeleza do povo brasileiro surpreende e assim vamos traçando as rotas das sonoridades da Colonia e do Império. Seguimos agora os ritmos Samba-Bahiano, Toada e Baião.


 Samba- Bahiano - O samba baiano rural adquiriu denominações suplementares, conforme as variações coreográficas - por exemplo, o "samba-de-chave", em que o dançarino solista fingia procurar no meio da roda uma chave, e quando a encontrava, era substituído. A estrutura poética do samba baiano obedecia à forma verso-e-refrão - composto de um único verso, solista, a que se segue outro, repetido pelo coro de dançarinos de roda como estribilho. Não havendo refrão, o samba é denominado samba-corrido, variante pouco comum. Os cantos tirados por um cantador, que é um dos instrumentistas ou o dançarino solista. (Marcondes, l998)

  
Entender o deslumbramento que causa-nos ao falar do Folclore, das Sonoridades e das Ritmias, compara-se apenas ao amanhecer nesta terra Brasil. O que encontramos desenhados ,pelo criador, em nossas paisagens surpreende a todos como a presença dos Tupinambas , a exuberância da fauna, a generosidade da natureza. E assim vamos desenhando o nosso mapa e seguindo a Mala do Folclore. 


Arquivo particular
( Teatro do Morro de São Paulo-Ba.)Foto http://foliaseritmias.blogspot.com.br/ 



Toada - Entre tantos ritmos e estilos formados a partir das toadas, cantigas, viras, canas-verdes, valsinhas e modinhas, trazidos pelos europeus, a moda de viola se transformou na melhor expressão da música caipira. Com uma estrutura que permite solos de viola e longos versos intercalados por refrões, com letras quilométricas contando fatos históricos e acontecimentos marcantes da vida das comunidades, ela ganhou vida independente do catira. E seduziu grandes compositores, como os paulistas Teddy Vieira (de Buri) e Lourival dos Santos (de Guaratinguetá), já falecidos, bastante ativos entre os anos 50 e 60. Atualmente, os mineiros Zé Mulato e Cassiano estão entre os bons compositores e cantadores de modas de viola. 
(VIOLA TROPEIRA)
    

 Baião - È um ritmo de dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela. O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão (também chamado de sanfona). A rabeca é apontada como o instrumento característico do Baião, dada a sonoridade lembrar a da sanfona que por sua vez seria o mais identificado quando o ritmo se tornou conhecido nacional e internacionalmente. Os sons destes instrumentos são intercalados ao canto. (WIKIPÉDIA)       



Arquivo Particular
Foto by Ana Maria

  
            Agradecidos sempre! Obrigado Amigos de viagem. Estamos preparando novidades para essa semana! Aguardem-nos e fiquem em nossa companhia, no endereço:
    Visitem nossa loja: http://a-quitanda-do-folclore.webnode.com/.
                      

                                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário